Autenticação &
Reconhecimento

A autenticação biométrica usa características humanas físicas ou comportamentais para identificar digitalmente uma pessoa para conceder acesso a sistemas, dispositivos ou dados. Exemplos desses identificadores biométricos são impressões digitais, padrões faciais, voz ou cadência de digitação.

Cada um desses identificadores é considerado exclusivo do indivíduo e pode ser combinado com outros meios de autenticação para garantir maior precisão na identificação dos usuários.

Controle de Acesso

Um sistema de controle de acesso gerencia a movimentação (entrada e saída) de pessoas nas áreas internas de um condomínio, empresa, estabelecimento comercial, evento, instituição de ensino ou qualquer outro lugar em que o acesso é restrito. Esse tipo de medida é imprescindível para que a segurança das pessoas e a proteção dos bens patrimoniais esteja garantida.

No caso de condomínios, o sistema de controle de acesso permite a geração de relatórios com os dados de frequência de cada funcionário cadastrado, a frequência em que um visitante ou prestador de serviços entra no condomínio e os horários em que isso acontece. Também é possível monitorar os horários em que há maior movimentação (entrada e saída) na portaria e saber com precisão a quantidade de pessoas que estão dentro do condomínio em horários desejados.

Um sistema de controle de acesso geralmente é composto por um kit de controle acesso, como cartões de acesso, leitor biométrico dentre outros. O kit de controle de acesso geralmente é o responsável por fazer as leituras dos equipamentos de segurança (leitor biométrico e ou cartões) liberando assim o acesso ao usuário. As informações são geralmente enviadas à uma central de armazenamento e armazenadas em um servidor web com segurança e eficiência. O cliente pode, por sua vez, administrar o sistema remotamente, gerando relatórios e cadastrando novos usuários.

Sistema Financeiro

Pensando em segurança e tecnologia bancos em diversos países da América Latina utilizam a biometria para transações seguras com o uso da biometria.

A tecnologia é utilizada amplamente no Brasil por diversas instituições financeiras em caixas eletrônicos com biometria, dentre 190 mil de caixas eletrônicos espalhados pelo país 90 mil apresentam sensores biométricos. Forma eficiente de e conveniente de reduzir fraudes.

Varejo

Na área do varejo, a biometria está presente no setor de acesso digital, com sistema de biometria facial que utiliza a leitura dos traços do rosto para a confirmação da identidade. Com uma simples foto é possível identificar o cliente com um alto nível de acerto. Tal forma de cadastramento evita prejuízos com fraudes e garante uma experiência de compra mais eficiente ao consumidor.

Forense

A biometria é algo de extrema importância no ramo da investigação criminal, suas funções são por exemplo, identificação de criminosos procurados através do reconhecimento facial, identificação de vitimas através do reconhecimento digital e facial.