Cadastramento

O cadastro biométrico é a etapa de registro da face, das impressões digitais e da assinatura de um ser humano, a fim de compor uma base de dados que, em um momento futuro, poderá ser consultada para uma autenticação. Todavia, existem ainda outras opções de cadastro biométrico que podem ser utilizadas, por meio da voz, da íris e da palma da mão, por exemplo.
Cada ser humano possui um conjunto de características exclusivas que garantem sua singularidade.

Cadastramento Eleitoral

Em 2008, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início ao Programa de Identificação Biométrica do Eleitor brasileiro com a intenção de se adaptar à tecnologia e proporcionar mais segurança às eleições do país, garantindo a unicidade do indivíduo na hora da votação.
Desde as Eleições Municipais de 2000, todos os brasileiros escolhem representantes utilizando urna eletrônica, porém, verificou-se que, em um procedimento eleitoral, ainda havia a intervenção humana na identificação do eleitor, no qual o mesário recebia os documentos do votante, verificava os dados e digitava os números na urna eletrônica, e se o título fizesse parte daquela seção a urna era liberada para o eleitor votar.
Agora com a adoção da biometria, o processo de votação praticamente exclui a possibilidade de intervenção humana. A urna só é liberada para votação quando o leitor biométrico identifica as impressões digitais do eleitor. O KitBio da Akiyama é responsável pelo cadastro eleitoral com Face, Finger e Signature.

Documentos de Identidade

Todo cidadão brasileiro desde o seu nascimento possui uma certidão de nascimento. Esse documento identifica o local de nascimento, os nomes dos pais, dos avós, a nacionalidade e, o principal, seu nome. Ao atingir uma idade mais avançada, além da certidão de nascimento, é fundamental tirar um documento menor, mas com a mesma finalidade de identificação.
RG é a sigla para Registro Geral, também chamado de carteira de identidade ou identidade, e trata-se de um dos principais documentos de identificação no Brasil. O RG contém o nome da pessoa, uma numeração única para cada cidadão, o nome dos pais, a nacionalidade e o órgão em que o documento foi retirado.
O uso do Registro Geral é obrigatório na maioria dos serviços públicos e privados que existem. Aberturas de contas, solicitação de outros documentos, comprovação de dados são alguns dos processos que exigem a apresentação do RG.
Para a emissão da 1ª via, bem como a da 2ª em caso de perda, roubo ou extravio, os dispositivos da Akiyama estão presentes nos Institutos de Identificação e órgãos competentes e responsáveis para o cadastro e a emissão.

CNH

Atualmente, o processo de formação de condutores requer que, inicialmente, o aluno vá até o Departamento de Trânsito (DETRAN) realizar o cadastro de sua digital, para que, futuramente, seja possível fazer a autenticação deste aluno registrando sua presença. E em cada um dos Centro de Formação de Condutores (CFC) haverá um leitor biométrico para fazer essa autenticação do aluno. A Akiyama está presente tanto na etapa de cadastro como de autenticação.

Passaporte

Passaporte é um documento de identidade emitido por um governo nacional que atesta formalmente o portador como nacional de um Estado em particular e requisita permissão em nome do soberano ou do governo emissor para o detentor poder cruzar a fronteira de um país estrangeiro.
Passaportes estão ligados ao direito de proteção legal no exterior e ao retorno do indivíduo a seu país de origem. Com o intuito de identificar seu portador, contém alguns elementos em comum, como fotografia, assinatura, data de nascimento, nacionalidade e algumas vezes outras informações coerentes a seu propósito. Muitos países estão desenvolvendo propriedades biométricas para seus passaportes a cargo de confirmar com precisão que a pessoa a apresentá-lo é seu legítimo detentor. Esses padrões seguem normativas como a ISO, a ICAO e o Brasil, via Departamento da Polícia Federal.

Criminal

A biometria é muito utilizada pela polícia para investigações e identificações de criminosos. Ela serve para verificar se a biometria coletada está presente em um banco de dados, e caso esteja, tem o objetivo de identificar as informações e identidade do indivíduo. Trata-se de uma pesquisa biométrica capaz de pesquisar e identificar alguma característica física ou comportamental diante de vários registros.

Documentos Funcionais

A tabela de documentos funcionais foi desenvolvida com o objetivo de padronizar os tipos de documentos a serem inseridos no Assentamento Funcional Digital e dar suporte aos processos de trabalho em gestão de pessoas.
AFD é um repositório digital dos documentos (pastas funcionais) do servidor público federal, considerado fonte primária da informação, que substituirá a tradicional pasta funcional física.
Para utilizar o sistema, o usuário deverá possuir certificado digital e obter acesso junto ao CADASTRADOR PARCIAL do órgão, lembrando que somente servidor público poderá atuar como operador do AFD

Certificado Digital

A obrigatoriedade da coleta biométrica foi aplicada para todas as autoridades certificadoras credenciadas na ICP-Brasil pela
Resolução nº 114, publicada pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, visando a necessidade de se aprimorar os mecanismos de segurança em relação
a verificação da identidade de um requerente de um certificado digital quando do processo de emissão, e considerando que o uso de um sistema
biométrico é o instrumento mais eficaz para identificar um indivíduo em um ato de emissão de um certificado digital.